OFICINA FOTOJORNALISMO

Sobre o Curso

No atual cenário de crise de informação, o fotojornalismo reafirma sua importância para documentar fatos e temas relevantes em busca de transformação social.

Ministrada por Mateus Bruxel, fotógrafo do Jornal Zero Hora, a Oficina Fotojornalismo busca aproximar os participantes do dia-a-dia de um fotojornalista e suas práticas, para capacitá-los a contar histórias através de imagens – com a percepção da responsabilidade que a profissão demanda.

Ao longo da oficina os alunos serão apresentados às dinâmicas vivenciadas pelos repórteres fotográficos, compreendendo e experienciando o fluxo de trabalho – da pauta à publicação – através de uma série de exercícios práticos orientados. Além disso, os participantes irão conhecer os principais equipamentos fotográficos utilizados em uma reportagem e compreender as práticas do jornalismo visual através de uma perspectiva histórica e contemporânea.

Estrutura do Curso

• Fotojornalismo: principais conceitos e definições
  • Fotógrafos referência: históricos e contemporâneos
  • Equipamentos do fotojornalista: do kit básico para o dia-a-dia às coberturas especiais
  • Preparativos para a pauta
  • Fluxo de trabalho: captura, edição e envio
  • Prática: edição de reportagem fotográfica
  • Notícias diárias x Reportagem fotográfica
  • Trabalhando com “personagens”
  • Da pauta à página do jornal: estudo de caso
  • Prática: dinâmica do fotojornalismo diário
  • Ética do jornalismo visual
  • Proposta de atividade: produção de ensaio fotográfico
  • Visualização e discussão sobre atividade proposta
  • Lógica e estratégias para a produção de legendas
  • Agências de notícias x veículos x freelancer
  • Prática: saída de campo orientada para produção de reportagem fotográfica
  • Prática: edição, produção de legendas e discussão do material captado na saída de campo
  • Captação de fotos e vídeos na mesma reportagem: estratégias
  • Webdoc: novas possibilidades para a reportagem visual
  • Considerações finais

Próximas Turmas

TURMA SÁBADO ABRIL

Dias 20 e 27 de abril de 2024
Sábados – das 10h às 17h30 (com pausa para almoço entre 13h e 14h30)

Formas de Pagamento

• OPÇÃO 1: através de transferência PIX. Nesta opção, oferecemos desconto de 8%, porém não é aceito parcelamento, somente pagto à vista. Informe-se previamente com a escola (Whatsapp 51 99144.0778) sobre qual lote se encontra sua matrícula, para efetuar o pagamento do valor vigente correspondente.
    Lote 1 PIX – apenas 4 vagas – R$ 577
    Lote 2 PIX – R$ 607
    Chave PIX: 48.889.572/0001-08 (CNPJ)
    Banco: CCPI SUL RIOGRANDENSE (Sicredi)
  • OPÇÃO 2: através do site da escola. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito (em até 3x sem juros), via PayPal.
    Lote 1 – apenas 4 vagas – R$ 627 no cartão
    Lote 2 – R$ 660 no cartão

*Em ambas as modalidades de pagamento o Lote 1 é um DESCONTO para os primeiros inscritos em cada turma. Preenchidas as primeiras vagas, o valor passa para Lote 2.

Mais Informações

• Pré-requisitos: Ter conhecimento sobre as funções básicas da câmera; possuir câmera profissional ou semi-profissional; ter conhecimento básico de software para edição de fotos (Lightroom e/ou Photoshop).
  • A duração total do curso é de 12h.
  • Entregamos certificado para todos os alunos que participarem de 75% das aulas.
  • O cronograma proposto está sujeito a sofrer alterações.
  • Ao se inscrever no curso, o aluno concorda com as regras e políticas da escola. Confira as Regras e Políticas de Relacionamento da Fluxo aqui.

Professores

Mais cursos

Este produto está fora de estoque e indisponível.