CURSO BÁSICO DE FOTOGRAFIA

Sobre o Curso

O Curso Básico de Fotografia é a porta de entrada para quem quer iniciar na fotografia.

Através de muita prática e teoria descomplicada, o curso ensina todos os aspectos necessários para utilizar a câmera fotográfica. Assim, ao final do curso, o aluno estará apto a sair do modo automático para utilizar todo o potencial da câmera.

Mas, como não é apenas a câmera que faz a foto, na Fluxo o aluno aprende a ir além: através de processos criativos, inspirações e muita prática, ele desenvolve um olhar sensível e apurado para fazer fotos incríveis.

Além dos exercícios realizados em sala de aula, o aluno colocará em prática tudo que aprendeu em uma saída de campo orientada, experimentando diferentes técnicas e tirando suas dúvidas com o professor.

Para deixar a experiência fotográfica completa, também são abordadas questões de pós-produção e formatos de arquivo, introduzindo o aluno às principais ferramentas do software Adobe Lightroom.

Está sem câmera? A Fluxo disponibiliza para você! Saiba como aqui.

Estrutura do Curso

• Apresentação
  • Princípios básicos do processo fotográfico
  • Câmera escura
  • Invenção da fotografia
  • Evolução dos equipamentos fotográficos
  • A fotografia digital
  • Conhecendo a câmera
  • Uso e cuidados com o equipamento fotográfico
  • Ajuste de foco
  • Modo automático x Modo manual
  • Tipos de câmeras: DSLR, mirrorless e compacta
  • Controle da luz
  • Abertura do diafragma, velocidade do obturador e sensibilidade ISO
  • Fotometragem
  • Foto superexposta x subexposta
  • Profundidade de Campo
  • Movimento congelado x Movimento borrado
  • ISO e o ruído na imagem
  • Lei da reciprocidade
  • Foco automático x foco manual
  • Seleção do ponto de foco
  • Modos de focalização
  • Tipos de sensores: full frame x cropado
  • Ótica
  • Tipos de lentes: normal, tele e grande-angular
  • Distorção de perspectiva
  • Acessórios para lente
  • Temperatura de cor
  • Seleção de Balanço de Branco
  • Fotometria avançada
  • Luz incidente x luz refletida
  • Histograma
  • Alcance dinâmico
  • Tipos de arquivo: Raw x Jpg
  • Qualidade de imagem
  • Composição e linguagem fotográfica
  • Estratégias de composição
  • Saída de campo orientada: com o acompanhamento do professor, a turma saí a campo para fotografar. A proposta é colocar em prática os conhecimentos adquiridos, experimentar diferentes técnicas fotográficas e tirar dúvidas com o professor. As saídas de campo ocorrem em espaços de lazer com estímulos visuais para a prática fotográfica.
  • Análise das fotografias obtidas durante a saída de campo
  • Introdução ao software Adobe Lightroom: modo Biblioteca e modo Revelação
  • Revelação de arquivos Raw no Lightroom: Equilíbrio de branco, exposição, contraste, curvas, saturação, ajustes de perspectivas
  • Dúvidas finais
  • Exercício prático de encerramento

Próximas Turmas

TURMA SÁBADO MAIO
Dias 11, 18 e 25 de maio de 2024 – Mariana Jesus
Sábados – das 9h30 às 18h (com pausa para almoço entre 13h e 14h30)

TURMA NOITE MAIO
Dias 13, 15, 20, 22, 26* e 27 de maio de 2024 – com Marina Chiapinotto
Segundas e Quartas – das 18h30 às 22h
*IMPORTANTE: na turma da noite, a saída de campo ocorrerá no domingo, dia 26/maio, das 10h às 13h

TURMA TARDE JUNHO
Dias 11, 13, 18, 20, 25 e 27 de junho de 2024 – com Tiago Coelho
Terças e Quintas – das 14h às 17h30

Formas de Pagamento

• OPÇÃO 1: através de transferência PIX. Nesta opção, oferecemos desconto de 8%, porém não é aceito parcelamento, somente pagto à vista. Informe-se previamente com a escola (Whatsapp 51 99144.0778) sobre qual lote se encontra sua matrícula, para efetuar o pagamento do valor vigente correspondente.
    Lote 1 PIX – apenas 5 vagas – R$ 635
    Lote 2 PIX – R$ 672
    Chave PIX: 48.889.572/0001-08 (CNPJ)
    Banco: CCPI SUL RIOGRANDENSE (Sicredi)
  • OPÇÃO 2: através do site da escola. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito (em até 3x sem juros), via PayPal.
    Lote 1 – apenas 5 vagas – R$ 690 no cartão
    Lote 2 – R$ 730 no cartão

*Em ambas as modalidades de pagamento o Lote 1 é um DESCONTO para os primeiros inscritos em cada turma. Preenchidas as primeiras vagas, o valor passa para Lote 2.

Mais Informações

• Para fazer o curso é necessário ter câmera semi-profissional ou profissional com modo manual, ou seja, uma câmera com configuração de diafragma, obturador e ISO. Mas caso você não tenha câmera, não tem problema, a gente te ajuda! A Fluxo disponibiliza para você! Saiba como aqui.
  • A duração total do curso é de 20,5h
  • Entregamos certificado para todos os alunos que participarem de 75% das aulas.
  • O cronograma proposto está sujeito a sofrer alterações.
  • Ao se inscrever no curso, o aluno concorda com as regras e políticas da escola. Confira as Regras e Políticas de Relacionamento da Fluxo aqui.

Professores

Mais cursos