Image Image Image Image Image
Scroll to Top

To Top

Selecione a página
More Info
Read More
Montagem Audiovisual – Como, Quando e Por que Cortar

Montagem Audiovisual – Como, Quando e Por que Cortar

 

bt_proximasTurmas

O que motiva um corte? Quando cortar e quando não cortar? O que significa essa decisão e como ela influencia a estética de um filme? Buscando responder essas questões, o curso coloca o participante em contato com conceitos essenciais da montagem audiovisual, definindo e discutindo as técnicas e princípios que regem os cortes.

As variações de ritmo, fluência, ênfase e narrativa, serão analisadas numa perspectiva histórica e cognitivista, tendo como base a reação do espectador aos cortes, mas também sua contextualização estética e ideológica. A partir de uma clara definição de montagem clássica, serão estudadas diferentes vertentes históricas de montagem e suas múltiplas abordagens ao corte, sempre fazendo a ligação com a produção audiovisual contemporânea, que inclui programas de televisão e videoclipes.

As aulas expositivas serão recheadas de exemplos de filmes e demonstrações de cortes pelo ministrante, com ênfase na aplicação prática dos conceitos abstratos estudados. O curso é voltado tanto para montadores e profissionais da imagem interessados em aprimorar sua prática, como também para quem busca desenvolver sua compreensão do cinema e da linguagem audiovisual.

Estrutura do Curso

Aula 1

  • Montagem enquanto mecânica, técnica e arte
  • A montagem/decupagem clássica
  • Orientação na cena, dinamização emocional, manipulação da atenção, invisibilidade do corte
  • Montagem paralela; eixo de olhar e movimento; plano e contraplano; determinante e ponto de vista; concisão rítmica; fluência e raccord

Aula 2

  • Montagem soviética: expoentes, experimentos e ideias
  • A sistematização do clássico e a montagem de construção
  • A subversão do clássico e a montagem enquanto conflito
  • Eisenstein: da montagem métrica à montagem intelectual

Aula 3

  • A montagem mínima e a recusa do corte.
  • A problemática do realismo.
  • Bazin: a imagem-fato e o embalsamento do real.
  • O plano democrático e a montagem intra-plano

Aula 4

  • Nouvelle Vague e a desconstrução da montagem.
  • Estilo saliente, jump cuts, metalinguagem, rupturas de espaço e tempo.
  • A montagem no cinema contemporâneo: as rupturas de montagem assimiladas e as vanguardas atualizadas.

Duração do curso: 15h   |   Ministrante: Vicente Moreno

Pré-requisito: Este é um curso para iniciantes, portanto os únicos pré-requisitos são curiosidade, atenção e disponibilidade.

Novas turmas em breve. 

*O cronograma proposto pode sofrer alterações.

Novas turmas em breve

Clique no link ESTOU INTERESSADO ao lado e te avisaremos a próxima turma!

Ficou interessado?

Entre em contato

Políticas da Escola:

Clique aqui e conheça nossas regras

Investimento:

Consulte valores e condições de pagamento pelo e-mail contato@escolafluxo.com ou pelo telefone (51) 3095 1234

 cartoes_03

Endereço: R. João Telles, 291 – Bom Fim, Porto Alegre – RS

Telefone: (51) 3095 1234

E-mail: contato@escolafluxo.com