Image Image Image Image Image
Scroll to Top

To Top

Selecione a página
More Info
Read More
Mídias do Futuro: Realidade Virtual, Aumentada e Inovações

Mídias do Futuro: Realidade Virtual, Aumentada e Inovações

A ideia de tele-transporte para outros mundos sempre esteve ligada à fantasia dos contos de ficção científica. Contudo, a evolução dos dispositivos de realidade virtual e aumentada mostra que hoje é possível estimular o indivíduo a crer que habita outros espaços. De fato, as estéticas e narrativas imersivas vinculadas às plataformas de realidade virtual estão lançando um novo paradigma para a produção e o consumo de conteúdos digitais (computação gráfica, vídeo 360º, interações híbridas, animações).

Hologramas, drones, internet das coisas (IoT), cavernas digitais, inteligência artificial (I.A.) e robótica são temas cada vez mais comuns em nossas vidas e estar a par destas inovações significa compreender e acompanhar o mundo que nos rodeia e como melhor se comunicar com ele.

Para isso, a Fluxo traz dois experts na área: o professor Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal) Eduardo Zilles Borba e o gestor de inovação e empreendedor Alexandre Akira (Grupo Plan Marketing e Render CRM) para discutirem questões como mídias digitais (e o pós-web), as novas formas de produção e consumo de conteúdos criativos relacionados às plataformas tecnológicas inovadoras (audiovisual, imagens 360º, videogames), realidade virtual e aumentada, interfaces naturais ao usuário (NUIs) e psicologia da comunicação.

Desta forma, o curso tem o intuito de proporcionar ao participante sessões de reflexão, diálogo e práticas com dispositivos de realidade virtual e aumentada, incentivando-o a questionar sobre as potencialidades da produção de imagens com estas mídias imersivas, seja para seus projetos pessoais, empresariais, artísticos e/ou acadêmicos.

O aluno terá contato com os equipaments Oculus Rift, HTC Vive, Google Cardboard, Samsung GearVR, câmeras 360º, sensores de movimentos, drones, EGG brainwear e demais gadgets high-tech, aprendendo como cada equipamento opera.

Durante o curso iremos aguçar a mente do participante sobre a importância de acompanhar as tendências da Revolução Digital no campo das mídias e conteúdos criativos, deixando-o a par das novas tecnologias hoje utilizadas.

O curso visa atualizar profissionais, estudantes e interessados na indústria criativa (publicitários, jornalistas, educadores, artistas visuais, fotógrafos, videomakers, designers, programadores, produtores e gestores de marketing) e demais curiosos em inovação tecnológica.

Ao final do curso o aluno estará apto a refletir sobre os impactos das tecnologias imersivas no campo das mídias, tanto no que se refere às técnicas de produção quanto a novos hábitos de consumo. Além de fornecer uma base teórica sólida sobre as mídias disruptivas e as inovações tecnológicas, o curso visa qualificar o participante com conhecimento crítico, analítico e metodológico necessário para que pense, produza e gerencie projetos de comunicação com tecnologias inovadoras (realidade virtual, aumentada, internet das coisas, futuro das mídias, audiovisual 360º, experiências multissensoriais, etc.).

CursoMidiasFuturo01

Crédito: Divulgação Press kit Samsung GearVR

“Uma vez a realidade virtual não passava de sonho da ficção científica. Da mesma forma, a

Internet já foi um sonho, assim com os computadores e smartphones. O futuro está chegando…”

(Mark Zuckerberg)

CursoMidiasFuturo05

Crédito: Divulgação (arquivo pessoal)

CursoMidiasFuturo06

                                                                                                                                                                                             Crédito: Divulgação (arquivo pessoal)

CursoMidiasFuturo03

Crédito: Divulgação Press Kit Óculos Rift

Estrutura do curso:

Aula 1 

  •  Teorias e metodologias para o uso de mídias imersivas
  • Aspectos fundamentais sobre Realidade Virtual
  •  Imersão, Tele-presença e Mídia 360º
  •  Interfaces Multissensoriais

Aula 2

  • Aspectos fundamentais sobre Realidade Aumentada
  •  Internet das Coisas, Interfaces Naturais ao Humano, Robótica e I.A.
  • Estudos de caso em realidade virtual, aumentada e afins

Aula 3

  • Aula prática: oficina com dispositivos inovadores: Oculus Rift, Google Cardboard, Beenoculos, VRBox, Leap Motion, Sensores de movimento, Games e apps de realidade aumentada.

*O cronograma proposto pode sofrer alterações.

Duração do curso: 9h

Ministrante: Eduardo Zilles Borba          Professor Adjunto: Alexandre Akira

De 27 a 29 de Março – Turma Noite

Segunda à Quarta – das 19h às 22h

 

Políticas da Escola:

Clique aqui e conheça nossas regras

Investimento:

Consulte valores e condições de pagamento pelo e-mail contato@escolafluxo.com ou pelo telefone (51) 3095 1234

cartoes_03

Endereço: R. João Telles, 291 – Bom Fim, Porto Alegre – RS

Telefone: (51) 3095 1234

E-mail: contato@escolafluxo.com