Image Image Image Image Image
Scroll to Top

To Top

Selecione a página
More Info
Read More
Hand-Colouring – Fotografia Colorizada

Hand-Colouring – Fotografia Colorizada

TemplatePaginaCursos-HandColouring_03

Historicamente, a colorização manual de fotografias surge como uma alternativa de estetização do mundo como o vemos, permeado por nuances, tons e escalas de cores. No entanto, em pouco tempo essa atividade primária dos coloristas se tornou rara, tendo em vista que já nas primeiras décadas desde o surgimento da fotografia P&B foram desenvolvidos filmes cujo produto final eram imagens coloridas. Com isso, surgiu uma nova razão para se colorir manualmente uma fotografia, relacionada com práticas e manifestações artísticas.

Rochele Zandavalli. Vila dos Ferroviários, Garibaldi RS, 2014

Diferentes materiais podem ser utilizados para a colorização, sendo os mais comuns tintas a óleo e aquarelas próprias para fotografia. Esta última é a base do trabalho artístico desenvolvido tanto por Rochele, renomada artista-fotógrafa. Ela acredita que com o uso de diferentes técnicas para aplicação das cores é possível potencializar o sentido ou ressignificar cada imagem. O curso proporciona um momento único de vivência em criação artística. Na primeira aula, Zandavalli faz um apanhado histórico e apresenta artistas que utilizam esta técnica em seus trabalhos, inspirando os alunos para o próximo passo: a colorização das fotos impressas P&B trazidas pelos próprios alunos. Num ambiente inspiracional e lúdico, o aluno aprende as técnicas e processos de colorização manuais, transgredindo à fotografia original. O aluno deve trazer fotos de seu acervo pessoal para serem colorizadas.

Este curso é voltado para qualquer interessado em fotografia, pintura ou arte em geral, com o desejo de ampliar as possibilidades de relacionar-se com esta linguagem de forma lúdica e criativa.

Material incluso:

  • Tintas aquarelas ecoline para colorização 
  • Pincéis, materiais e instrumentos para colorização

Pré-requisito:

  • Cada aluno deve trazer suas próprias fotos P&B em papel fotográfico fosco/opaco/sem brilho no tamanho entre 13×18 e 20×24.
  • Quantidade: de 8 a 10 fotos.

Estrutura do curso:

Aula 1 – Teórica e Prática

  • Repertório e uso de referências: os mestres da fotopintura; artistas e fotógrafos que fizeram uso da técnica em sua produção.
  • Colorização manual das cópias fotográficas. Materiais, etapas do processo, cuidados necessários. Estilos de colorização.

Aula 2 – Prática

  • Colorização manual das cópias fotográficas. Materiais, etapas do processo, cuidados necessários. Estilos de colorização. Fechamento do curso e análise das fotos.

Duração do curso: 7,5h  |  Apoio: Koralle  |  MinistranteRochele Zandavalli

*Todo material de colorização está incluso no curso (tintas especiais, pincéis, etc) com exceção das fotos a serem colorizadas – estas devem ser trazidas pelo aluno.

Novas Turmas em Breve

 

Ficou interessado?

Entre em contato

Políticas da Escola:

Clique aqui e conheça nossas regras

Investimento: Consulte valores e condições de pagamento pelo e-mail contato@escolafluxo.com ou pelo telefone (51) 3095 1234

cartoes_03

Endereço: R. João Telles, 291 – Bom Fim Porto Alegre – RS, CEP: 90035-200

Telefone: (51) 3095 1234

Email: contato@escolafluxo.com