Image Image Image Image Image

A Escola

Pronto para aguçar sua percepção?

Fluxo – Escola de fotografia expandida. from Fluxo on Vimeo.

A Fluxo é uma escola de fotografia e audiovisual que propõe a seus alunos um ensino fundamentado em experiências visuais. Utilizamos recursos de outras linguagens artísticas a fim de surpreender o aluno, exigindo dele um estado de atenção e sensibilidade permanente. Estas devem ser características centrais de um fotógrafo. Desta maneira, facilitamos o encontro com a autoralidade – tanto individual quanto coletiva, com a intenção de despertar processos criativos em fotografia.

Produzir uma imagem é também produzir um discurso, é querer dizer algo além da captura do instante fugaz armazenado dentro da câmera. Ainda que o ato da fotografia seja um tanto íntimo e solitário, é apenas nossa relação com o mundo que produz e refina nossa habilidade de representação. Ensinar a fotografia é um desafio fascinante que exige criatividade além da retórica. Realizar práticas e vivências que colocam o aluno no constante movimento de adiantar-se a situações, sabendo selecionar aquilo que se apresenta da maneira mais harmônica e sintética, faz com que as aulas da Fluxo se tornem verdadeiras experiências coletivas.

A escola aborda diferentes linguagens fotográficas e visuais, transitando do clássico ao contemporâneo. Além de fornecer o embasamento técnico necessário para que o aluno tenha controle sobre o resultado esperado, na Fluxo os cursos são orientados para o encontro de uma linguagem visual própria.

Fotografar, ato de gravar a luz e dar forma a partir dela, é uma equação resolvida pelo homem e não pela tecnologia. Esta deve estar ao seu serviço. Fotografar é muito mais que aprender a operar uma câmera, é desvendar-se para outras percepções e atenções, é educar o olhar para o disparo seletivo em busca da harmonia das formas. Neste sentido, todos os professores da Fluxo produzem e pensam a fotografia de maneira contemporânea e ampliada. Estão comprometidos com a conscientização imagética dos alunos e com a alimentação de seus processos criativos, apresentando novas possibilidades de relação com o ato de fotografar.

Diretores:

Evelyn Hunsche Ruhl e Vivian Hunsche Ruhl